Normas para Publicação

AS NORMAS PARA PUBLICAÇÃO, DIVIDEM-SE CONFORME A SEÇÃO QUE O AUTOR DESEJA PUBLICAR, A SEGUIR AS REGRAS PARA AVALIAÇÃO E AS NORMAS PARA ARTIGOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS E RESENHAS.

 

ARTIGOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS

 

Temas de Pesquisas e Estudos: As linhas de pesquisas prescritas na Revista FLAMMAE, e que servem como balizamento para os temas dos artigos destinados a submissão, são:

 

I – Tecnologia de Combate a Incêndios;

II – Gestão de Riscos e Emergências;

III – Gestão da Segurança Contra Incêndio;

IV – Atendimento Pré-hospitalar;

V – Busca e Resgate;

VI – Educação Corporativa;

VII - Defesa Civil;

VIII - Comportamento de Estruturas em situações de Incêndio;

IX - Segurança Pública.

 

Normas Técnicas para envio de artigo:

1) Os artigos a serem submetidos à Revista FLAMMAE, devem conter um mínimo de 12 (doze) e um máximo de 25 (vinte e cinco) laudas, possuindo resumo, contendo 150 (cento e cinquenta) a 200 (duzentas) palavras e 03 (três) a 05 (cinco) palavras-chave. O título em inglês e o 'Abstract' é obrigatório, como atributo de divulgação em outro idioma, sendo facultado resumos em Espanhol e Françês. 

O texto deve ser submetido, em formato Microsoft Word ou BR Office, digitado em fonte arial tamanho 12 justificado, espaço entre linhas 1,5, margens de 2,5 cm. O título do artigo deve estar centralizado no texto, em negrito Arial, tamanho 14 maiúscula e o subtítulo na mesma fonte, sendo apenas os nomes próprios maiúsculos. O nome do(s) autor(es) deve estar em itálico, posicionado abaixo e à direita do título, em seguida ao nome(s) dos autor(es) uma pequena nota contendo as titulações funcionais e acadêmicas. Por deliberação do Corpo Editorial, a Revista FLAMMAE além de artigos em Português, recebe manuscritos em Espanhol e Inglês.

 

2) As citações devem, obrigatoriamente, seguir o sistema de chamada: Autor, data: página.

 

3) Notas devem ser evitadas, restringindo-se a itens extremamente necessários, sendo postas, quando inevitáveis, no rodapé.

 

4) As citações no corpo do texto devem vir em Itálico. As citações com mais de três linhas devem vir fora do corpo do texto, com fonte Arial, Tamanho 10, espaçamento simples e recuo de 4,0 cm à esquerda.

 

5) Imagens podem ser publicadas desde que citadas às fontes e com as devidas autorizações, de acordo com a legislação vigente. Fica condicionada a publicação das imagens às viabilidades técnicas das mesmas.

 

6) O artigo enviado para publicação na Revista FLAMMAE, além de se enquadrar nas normas técnicas da ABNT, deve conter ao final do texto, todas as referências utilizadas na pesquisa, e deve ser digitado em formato compatível com o sistema Microsoft Word ou BR Office.

 

7) O manuscrito apresentado deve se configurar como contribuição original e preferencialmente inédita, não devendo estar submetido ao mesmo tempo a avaliação para publicação em outra revista. Os artigos que não se caracterizarem como inéditos, devem constar, ao término do texto, o meio de divulgação com data, volume, número e páginas.

 

8) O artigo deve ser enviado para avaliação e possível publicação através do e-mail:  revistaflammae@gmail.com

 

9) Além do artigo, deve ser encaminhado por e-mail, devidamente preenchido, assinado e digitalizado, o termo de autorização para publicação na Revista FLAMMAE. O referido termo de autorização está disponível para download na parte final desta página.

 

10) O Autor do artigo ao enviar seu trabalho para a Revista FLAMMAE, fica ciente de que não receberá qualquer tipo de remuneração pela publicação e divulgação do referido artigo.

 

11) Serão aceitos trabalhos com co-autoria, desde que todos os autores sejam identificados individualmente e autorizem, através  do termo em destaque, a publicação de seu artigo.

  

12) Os artigos enviados para publicação são de responsabilidade exclusiva dos autores. O conteúdo dos artigos não correspondem necessariamente, à opinião da Revista FLAMMAE.

 

 

 

RESENHAS
 

As Resenhas bibliográficas editadas na Revista FLAMMAE são revisões críticas de livros e publicações científicas ou de interesse científico, nacionais ou estrangeiros, nas temáticas de interesse da revista. Devendo resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra a qual é objeto da resenha, constituindo-se, portanto  em uma contribuição teórica ou científica ao campo. Assim sendo, uma resenha não apenas informa sobre a edição ou existência da obra, como também oferece contribuição seja ao tema, seja ao campo de estudo da obra resenhada, por meio de análise crítica. As resenhas bibliográficas devem ser encaminhadas de acordo com os seguintes critérios e características técnicas:

 

1. Resenhas de obras de cunho gerencial ou exclusivamente de divulgação técnica, não serão priorizadas, nem tampouco livros textos ou manuais. Será dada prioridade à atualidade da resenha, para tanto as submissão de resenhas bibliográficas de obras, devem acontecer até 24 meses após a publicação da obra analisada. Autor(es) de resenhas submetidas deve(m) considerar que o seu objetivo é o de fornecer uma revisão informada da obra em questão, o que significa que deve(m) focar: (1) na apresentação sumária da natureza da obra e/ou autor; (2) na saliência da contribuição da obra para o campo da Revista FLAMMAE; (3) na sintética apresentação e análise das partes, seções ou capítulos em que esteja organizada a obra; e (4) em recomendação de que público teria aplicabilidade de uso da obra.

- As notas devem ser feitas no rodapé, segundo normas da ABNT.

- As referências bibliográficas devem constar no final das resenhas, seguindo as regras da ABNT.

- Em folha extra, deve-se registrar o título da resenha, nome(s) do autor(es), formação acadêmica, titulação máxima, nome da Instituição a que está vinculado, além de autorização para divulgação da resenha e do seu e-mail para contatos.

 

As Resenhas não devem possuir mais de 05 (cinco) laudas devendo estar em formato Microsoft Word ou BR Office, digitadas em fonte arial tamanho 12 justificado, espaço entre linhas 1,5, margens de 2,5 cm. O título da resenha deve estar centralizado no texto, em negrito Arial, tamanho 14 maiúscula e o subtítulo na mesma fonte, sendo apenas os nomes próprios maiúsculos. Seu envio deve ser feito exclusivamente através do endereço eletrônico: revistaflammae@gmail.com.

AVALIAÇÃO

 

A avaliação dos Artigos e Resenhas será realizada, através do Corpo Editorial e avaliadores externos cadastrados.

 

Cada trabalho será analisado inicialmente pelo Corpo Editorial, visando a observância da aderência do documento a uma das temáticas de pesquisa da Revista FLAMMAE e o enquadramento nas Normas para Publicação. Atendida esta avaliação preliminar, o manuscrito será enviado a 02 (dois) avaliadores-pareceristas sem a identificação dos autores.

 

Os Avaliadores serão selecionados a partir das habilitações e interesses, recebendo os manuscritos sem identificação e promovendo, consequentemente, uma avaliação por pares "às cegas".

 

Os documentos submetidos poderão receber pareceres de: Aceitar para Publicações; Aceitar com Correções; e; Não Aceitar.

 

Havendo discordância entre os dois pareceristas, um terceiro será convidado a analisar o manuscrito.

 

Os artigos não inéditos, serão aceitos, apenas, quando seus conteúdos representarem uma contribuição inequívoca para o estado da arte, das temáticas da Revista FLAMMAE.

 

PRAZO PARA AVALIAÇÃO

 

A Revista FLAMMAE compromete-se a responder ao(s) autor(es) no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias, contados a partir da data de submissão do documento.

Havendo solicitação de adequações, o prazo para nova avaliação do documento que sofrera adequação, é de 30 (trinta) dias a contar do envio deste.   

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA A PUBLICAÇÃO NA REVISTA FLAMMAE

 

 Termo de Autorização para publicação de artigo na Revista FLAMMAE do CBMPE.

ATAS DE EVENTOS

 

Os interessados em divulgar as Atas de Seminários, Congressos, Simpósios, Jornadas e Colóquios tecnicos-científicos, os quais possuem temáticas correlatas as propostas pela Revista FLAMMAE, podem fazê-los através do email: revistaflammae@gmail.com.

 

Os organizadores de eventos técnico-científicos, podem ser convidados a divulgar as respectivas Atas na Revista FLAMMAE, contudo tal divulgação apenas acontecerá sob autorização expressa dos organizadores.